quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Os sobrinhos do Capitão - Rudolph Dirk


Publicada em 1987 no New York Journal com o título original, " Katzenjammer Kids"essa tirinha conta a história de dois garotos endiabrados, Hans e Fritz, que passam todo o tempo aprontando.Essa obra de Dirks foi inspirada na criação de Wihelm Busch, Max and Moritz, obra precursora dos quadrinhos.
Em 1912 a tirinha era um sucesso absoluto , mas Dirks estava cansado e férias para o artista era algo que não estava nos planos do dono do jornal, Willian Hearst. Por sua conta Dirks saiu do New York Journal. Esse por sua vez contratou outros desenhistas para continuarem o trabalho.
Rudolph Dirks não deixou por menos e processou Hearst. Por um ano o New York Journal não pode publicar as aventuras de Hanz e Fritz.



A justiça decidiu por fim que Hearst poderia ficar com o nome "Katzenjammer Kids"  e contratar outros desenhistas para desenvolverem as histórias ,enquanto Dirks continuaria com seus personagens porém utilizando outro nome para a tirinha," The Capitain and the kids". As duas versões da historia dos moleques endiabrados, foram publicadas por dois jornais diferentes por quase 50 anos.



Depois da disputa com o New York Journal , Rudolph Dirks foi então trabalhar para o maior concorrente  de W. Hearst e seu jornal, o New York World de Joseph Pulitzer.




  
Protegidos pela Mama, dona da pensão em que vivem,os gêmeos fazem do Capitão ( barba preta).E do Coronel (barba branca) as principais vítimas de sua travessuras.




Hanz e Fritz viram animação

Em 1938  os Sobrinhos do Capitão, tornam -se a primeira série animada produzida pela Metro -Goldwyn  -Mayer , tendo a frente do projeto nomes como o de Willian Hanna. Porém a animação não obteve o mesmo sucesso que os quadrinhos e o projeto foi cancelado 1 ano e 15 filmes depois.



Como forma de homenagear Hanz e Fritz, Angeli cria em 1987 "Os Skrotinhos", sobre os quais escreverei em breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário