terça-feira, 21 de agosto de 2012

E assim surgem as tirinhas...

Para diversificar o conteúdo dos jornais e conquistar o público, as tirinhas nascem nos Estados Unidos.De lá ganham o mundo e cativam os leitores pela sua forma bem humorada de relatar o cotidiano e fazer críticas sociais.
No fim do século XIX, Joseph Pulitzer ( New York World) e William Randolf Hearst (New York Journal)
magnatas do jornal diário, travavam uma disputa acirrada por leitores.Esse fato é traduzido no investimento em inovações que tornassem os jornais mais atrativos.
Richard Felton Outcault, publica em 1885, "The Yellow Kid", no sensacionalista New York World, com a incursão de textos no formato balão.Nesse contexto surgem o que podem ser consideradas as primeiras tirinhas no formato como conhecemos e que logo conquistaram uma grande legião de fãs.
O "New York Journal" de W.Hearst, grande rival de Pulitzer e do New York World logo percebeu a grande popularidade do gênero  e contratou os serviços de Outcault. Porém o outro quadrinho de sucesso da época foi criado por Rudolf Dirk em 1887 e se chamava "The Katzenjammer Kids",conhecidos no Brasil como "Os sobrinhos do capitão."




The Yellow Kid - Richard F. Outcault




                                                                      





                                                                                           

                                                     


             

Nenhum comentário:

Postar um comentário